HLA - Antígeno Leucocitário Humano

Text_virus_1_

      O sistema imunológico humano é composto por diversas células responsáveis por combater elementos estranhos ao nosso organismo (antígenos) e que possam, porventura, nos causar algum malefício. Estas células são recobertas por moléculas capazes de reconhecer estes antígenos e iniciar uma resposta imunológica. Estas moléculas são glicoproteínas presentes na superfície da membrana celular e são denominadas de antígenos do Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC – Major Histocompability Complex), também conhecidos como antígeno leucocitário humano ou sistema HLA (Human Leukocyte Antigen).

      O sistema HLA é geneticamente determinado por genes que se localizam no braço curto do cromossoma 6. Os antígenos HLA podem ser divididos em duas classes: HLA classe I e II, sendo diferenciados de acordo com sua distribuição nos tecidos e suas funções. As principais proteínas de classe I do HLA são chamadas A, B e C e as principais proteínas do HLA classe II são chamadas DR, DP e DQ.

      A importância do sistema HLA em transplantes como também na genética das doenças autoimunes é consolidada pela medicina moderna. Como o sistema HLA tem papel importante no reconhecimento do que é próprio ou não próprio no organismo humano, em transplantes de medula óssea e rim, o estabelecimento do que é compatibilidade entre doador e receptor é fundamental. A identificação do sistema HLA também pode ser utilizada como marcador de algumas doenças genéticas, como, por exemplo, a Espondilite Anquilosante, uma inflamação dos tecidos conectivos que pode atingir a coluna, quadris, ombros e outras regiões e que tem um perfil de positividade para o antígeno B27.

 

      O que oferecemos

      O surgimento de métodos moleculares mais precisos e rápidos para identificação/tipificação do sistema HLA tem contribuído para um melhor entendimento das doenças e também desse sistema. Nesse sentido, nosso laboratório dispõe das mais modernas técnicas para identificação/tipificação do sistema HLA, tais como PCR – Polymerase Chain Reaction, Sequenciamento Genético e também Citometria de Fluxo. Assim, realizamos:

  • Tipagens HLA A, B, DR baixa resolução para Transplantes Renais
  • Tipagens HLA lócus A, B, DR e DQ baixa e alta resolução para Transplante de Medula Óssea
  • Tipagens HLA B27 espondilite Aquilosante
  • Tipagens HLA DRB03/DRB04 Diabetes
  • Tipagens HLA DQ02/DQ08 Doença Celíaca
  • Sequenciamento de DNA para HLA alta resolução

 

      Material para coleta

      Nosso Laboratório oferece todo o material para coleta (tubo EDTA), atendendo aos rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pela ANVISA.

 

REFERÊNCIAS:

  1. J. Rheumatol. 2011; 2011: 486856. Epub 2011. Mar 33. Athogenicity of Misfolded and Dimeric HLA-B27 Molecules; Antoniou NA; Lenart I; Giuliano DB.
  2. DONADI, E.A; Como entender a nomenclatura e os mecanismos de associação entre os atígenos e os alelos de histocompatibilidade com as doenças. Medicina (Ribeirão Preto), v. 33, p. 7-189, 2000.
  3. ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Fone: (49) 3433-2900
Rua Celestino do Nascimento, nº 418
Centro - Xanxerê / SC

Fone: (49) 3445-5921
Rua Padre João Smedt, nº 1345
Centro – Abelardo Luz / SC

contato@laboratorioxanxere.com.br