Doença de Alzheimer

Text_consulta-m_dica-idoso

       Inovação tecnológica, oferecer o melhor e mais moderno em diagnóstico laboratorial aos clientes, são valores do Laboratório Xanxerê.

       A Doença de Alzheimer (DA) é uma patologia neurodegenerativa progressiva e irreversível, sendo a causa mais comum de demência. Pode ter duas formas: precoce e tardia. A primeira tem incidência ao redor dos 40 anos enquanto a segunda ao redor dos 60 anos. A forma precoce, segundo a literatura possui um componente genético que pode ser transmitido às gerações seguintes.

       As principais características fisiológicas da DA são as placas senis, formadas pela deposição do peptídeo beta amilóde (AB) e os emaranhados neurofibrilares, causados pela hiperfosforilação da proteína Tau.

 

       Diagnóstico Laboratorial

 

       O diagnóstico diferencial da DA em relação às outras formas de demência é de suma importância na clínica médica, bem como a identificação dos fatores de risco para DA na fase pré-clínica, ainda antes dos primeiros sintomas serem notados. A mensuração precoce dos biomarcadores envolvidos neste processo tem papel fundamental para o diagnóstico e prognóstico da DA.

       O teste para DA quantifica três biomarcadores: Aß1-42 (beta amiloide), tau (total), e P-tau181P (tau fosforilada) em amostras de líquor.

       É recomendação do último Consenso ( Recommendations from the National Institute on Aging and Alzheimer’s Association workgroups - Alzheimer`s & Dementia 2011) a utilização dos biomarcadores para estabelecer o diagnóstico e o prognóstico da DA.

 

       Aplicação clínica dos biomarcadores na Doença de Alzheimer

 

• Auxiliar no diagnóstico diferencial entre Doença de Alzheimer (DA) e outros distúrbios neurológicos/demências relacionados à idade ou não (não - DA);

• Auxiliar no diagnóstico precoce de DA (Mild Cognitive Impairment-MCI);

•  Estratificar o paciente portador DA;

• Acompanhar a progressão do dano neuronal (prognóstico / avaliação de resposta e tratamentos modificadores da doença).

 

       O que oferecemos

 

       O teste utiliza o método ELISA em um ensaio quantitativo. Os biomarcadores (Aß 1-42, tau e P-tau181P) são quantificados separadamente e o resultado final é obtido após a análise combinada de ambos.

 

Fone: (49) 3433-2900
Rua Celestino do Nascimento, nº 418
Centro - Xanxerê / SC

Fone: (49) 3445-5921
Rua Padre João Smedt, nº 1345
Centro – Abelardo Luz / SC

contato@laboratorioxanxere.com.br