Descubra os melhores alimentos para manter a saúde em 2013

Text_alim

      Para o nutricionista David Grotto, 2013 é o ano do fígado. A conclusão veio após a pesquisa para seu próximo livro, que traz os melhores alimentos para cada coisa desde dores até problemas com insônia. "Feijão, espinafre, salmão e iogurte sempre aparecer entre os melhores alimentos, mas durante meu estudo vi que o fígado também deveria estar nessa lista. Ele tem vitaminas do complexo B para energia, vitamina A para o funcionamento imunológico e da visão, e não há melhor alimento rico em ferro", defendeu ele. A falta de ferro leva a exaustão e anemia. Por isso, o fígado seria ainda uma ótima alternativa como energético. As informações são do jornal Huffington Post. Apesar dos benefícios do fígado, a carne ainda é pouco consumida graças ao seu gosto forte. "Os especialistas recomendam, que você deixe o fígado de molho no leite durante a noite. Isso quebraria um pouco os tecidos fibrosos e proteicos e retiraria um pouco do gosto. Outra opção é fazê-lo empanado, porém é bom lembrar que a carne já é rica em colesterol", diz David. No entanto, se mesmo com esses truques ainda for difícil encarar o fígado, você ainda pode recorrer a outras fontes de ferro. Espinafre, soja, feijão e lentilha são outros alimentos ricos nesse nutriente.

      Confira a lista completa organizada pelo nutricionista dos alimentos que não devem faltar na lista de supermercado no ano que vem:

Feijão: O feijão absorve colesterol, mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, promove a saúde do coração e ainda colabora com o bom funcionamento do intestino, graças às fibras insolúveis. Além disso, ele produz ácido graxo de cadeia curta que podem ajudar a combater o câncer de cólon, um dos que mais matam atualmente. Por isso, em 2013 tente comer meia xícara de feijão por dia. "Estou convencido de que, se todos consumissem essa quantidade diariamente, teríamos menos casos de obesidade, doenças cardíacas, diabetes e câncer", defende David. Para evitar gases, que podem ser causados pelo alimento, lave bem os grãos, eliminando os carboidratos indigeríveis. Quem ainda não tem o hábito de comer feijão todos os dias pode começar aos poucos, com uma colher de sopa e depois ir aumentando a porção.

Frango: Segundo David, a carne de frango possui melatonina, um hormônio que ajuda a regular o seu relógio do corpo e ajuda você a dormir melhor. Uma boa opção, segundo ele, é combinar o frango com carboidrato, que produzem serotonina e ajudam na sonolência. Outros alimentos ricos em melatonina são cerejas secas, peixes, alface, leite, sementes de abóbora e nozes.

Iogurte: "Nem todos os produtos lácteos são iguais. Os fermentados e com pouca gordura, como o kefir, são os mais indicados. Ele é uma grande fonte de proteína e cálcio, e contem probióticos, que ajudam o funcionamento do sistema imunológico", explica David. O kefir também ajudam a combater os gases. Segundo David, outro ponto positivo é o fato de ele ser líquido, assim os preguiçosos nem tem a desculpa de não querer lavar a colher.

Café: Uma pesquisa recente mostra que tomar uma xícara de café de manhã ajuda a memória. O mesmo vale para bebidas ricas em cafeína, como o chá-verde. Já o café descafeinado também pode ajudar a controlar o diabetes, reduzir o risco de depressão e evitar o câncer de pele.

Uva concord: Essa fruta pode ajudar sua memória e o poder de cognição. Assim como o vinho, a casca da uva contém polifenóis saudáveis ​​para o coração, como resveratrol, que podem ajudar a reduzir a inflamação, ligada à artrite, doenças do coração, perda de memória, obesidade e muito mais. Você pode apreciar uma taça de vinho a noite ou chupar alguns gomos de uva.

Fonte: Portal Terra

Fone: (49) 3433-2900
Rua Celestino do Nascimento, nº 418
Centro - Xanxerê / SC

Fone: (49) 3445-5921
Rua Padre João Smedt, nº 1345
Centro – Abelardo Luz / SC

contato@laboratorioxanxere.com.br